Transporte público é o “vilão” para transmissão da Ômicron, afirma SBCC

Transporte público é o “vilão” para transmissão da Ômicron, afirma SBCC

O transporte público brasileiro é o ‘grande vilão’ para a disseminação da variante Ômicron da Covid-19, segundo um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação (SBCC),o uso de máscara no interior dos veículos é necessário, porém não suficiente.“ Por fim, apesar de obrigatório, essas pessoas no transporte não estão necessariamente utilizando máscaras. E esses equipamentos de proteção também são importantes barreiras. Qualquer máscara tem limites de proteção. Ela reduz muito a entrada de agentes infecciosos”, explicou Celso Ramos.

A análise mostra que a taxa de renovação de ar no interior de ônibus, trens e metrôs é insuficiente para a eliminação eficiente das gotículas contaminadas pelo vírus.“A contaminação no transporte público acontece pelo ar, mesmo com as pessoas utilizando máscara. Não há renovação de ar principalmente nos veículos com ar-condicionado, o que torna muito grande a chance de contágio pela Covid-19“, disse o diretor do SBCC e especialista em climatização e refrigeração, Ricardo Salles.

“Ou seja, todos os ingredientes para grande disseminação de vírus de transmissão respiratória como o Sars-Cov2. A chance de se contaminar aumenta com a má circulação do ar e com a densidade de pessoas no local. Os ônibus lotados têm uma densidade de pessoas que passa de 10 vezes ou mais do que em um restaurante cheio”..

“Sempre teremos maior contaminação onde for possível observar uma grande aglomeração de pessoas. Por exemplo, apesar de hospitais apresentarem uma taxa elevada de vírus, existe uma quantidade maior de pessoas circulando em transporte público do que propriamente nas unidades de saúde. Isso torna os ônibus um lugar de grande periculosidade”, afirmou.

“O transporte público é um grande foco de aglomeração, especialmente nos horários de pico. É possível pensar alternativas que protejam um pouco mais as pessoas. Talvez ter uma frota aumentada apenas nos horários de pico. Haver uma organização no fluxo das empresas, tornar o acesso aos horários de circulação de ônibus, trens e metrôs acessível a todos. Assim as pessoas poderiam organizar chegadas e saídas sem precisar se aglomerar”.

 

Blog Cidades do Maranhão

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