Enem: conheça quais são os critérios para uma redação nota mil

Enem: conheça quais são os critérios para uma redação nota mil

Falta menos de um mês para o Enem, veja o que é preciso para tirar uma redação nota mil

Para ajudar a conquistar a nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021, a professora e coordenadora de redação do Poliedro e Campinas, Gabrielle Cavalin, explica quais são as cinco competências exigidas na produção de uma dissertação argumentativa.

A redação do Enem é dividida em cinco categorias, cada um vale 200 pontos e juntas totalizam os 1000 pontos. “Vale destacar que entender os critérios exigidos na correção auxilia o estudante a desenvolver o texto”, comenta. “Entendendo os critérios, as chances dos candidatos se destacarem é maior”, avalia a professora.

Confira as cinco competências da redação do Enem

1) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais).
2) Compreensão do tema proposto na redação. É feita a análise da estrutura da dissertação, se ela corresponde ao gênero dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). De acordo com a professora, o reportório externo também é analisado nesta competência, desde que seja respaldado por alguma área do conhecimento, e esteja relacionado ao tema.
3) Desenvolvimento de ideias no texto: qual estratégia adotada pelo estudante para abordar as questões do texto, através das causas e consequências da problemática social em defesa de um ponto de vista.
4) Coesão: uso de conectivos ao longo do texto para unir as ideias entre os parágrafos, necessários para a construção da argumentação.
5) Proposta de intervenção: apresentada no parágrafo de conclusão de forma completa para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Motivos para nota zero

A nota do Enem é a principal porta de entrada para as universidades federais pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e para as bolsas de estudos em instituições privadas por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos). Para participar desses programas, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

A redação receberá nota zero se apresentar um desses problemas:

• fuga total ao tema;

• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;

• cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;

• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;

• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;

• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;

• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; e

• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Enem

As provas, tanto na versão impressa como digital, estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro. Para os estudantes que se beneficiaram da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que garante a isenção do pagamento de taxa, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro. Nesta data os candidatos privados de liberdade também farão o exame.

As provas do Enem contam com 180 questões de múltipla escolha aplicadas em dois domingos consecultivos. As perguntas objetivas são divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

No primeiro dia o candidato tem 5h30 para responder a 45 questões de ciências humanas, 45 de linguagens e escrever uma redação. No segundo dia de prova, precisa responder a 45 perguntas de matemática e mais 45 de ciências da natureza em 5h. No total, uma maratona com 10h30 de duração.

Enem 2021: veja 7 livros que podem ajudar a fazer a redação do exame

Blog Cidades do Maranhão

Blog Cidades do Maranhão

Deixe um comentário